[REVIEW] Noturno - Master System
por playdennis2600 | Publicado em 10 de setembro de 2025


Noturno é um jogo de Master System produzido no Brasil, lançado em 2025. O jogo é inspirado no clássico Castlevania, mas possui história e elementos próprios, que caracterizam bem o game.


A primeira impressão, ao receber o jogo

Ao abrir a caixa, fiquei bem impressionado com o material: impressões dos encartes e manual de qualidade, caixa de boa qualidade e um cartucho numerado seguindo o padrão dos cartuchos de Master System, mas com uma bela label.

Colocando o jogo, confesso que a tela de título me impressionou bastante, mas ao dar start, esperava mais graficamente. Isso vai ver é que se trata de um jogo de 4 Megas, e queria ver um sprite grande com cenários com efeitos paralax na movimentação. Embora tudo isso passa ser secundário após a gameplay, e é o proximo tópico que vou abordar.


Gamaplay e minhas impressões do jogo

Ao jogar a primeira vez, você percebe que seu personagem só ata e pula, além de se deslocar, usando o direcional. Nada de magias ou ataques especiais.

Mesmo contendo velas ou blocos especiais, eles não te dão itens especiais, no máximo alguns deles podem conter vidas extras, necessárias para quem está começando e conhecendo o jogo.

A jogabilidade é o ponto mais alto do jogo, responde bem e é bem intuitiva. No final das contas, a jogabilidade é tão boa que isso te prende cada vez mais no jogo. Associando isso com a dificuldade do jogo, que foge do extremo e com o bom level design, Noturno se torna um ótimo passatempo envolvente, garantido um boa diversão.

Além de um bom level design, o jogo tem cenário muito bem desenhados e uma trilha sonora de tirar o chapéu de tão boa. Esse elementos fazem um ótimo conjunto, deixando tudo muito mais prazeiroso durante a gameplay.

Tudo isso me fez que, com tempo de jogo, as minha exigências iniciais caíssem por terra. Na verdade o jogo é feito sob medida e não se arrisca em ir além, fazendo bonito com bons gráficos, ótima música e uma gameplay perfeita, sem flickering e slow down.

Talvez, o jogo não beira a perfeição, pela sua dificuldade. O fato dele não ser algo de dificuldade extrema, acho que não quizeram pesar na mão e fizeram um jogo com poucos pontos de dificuldade extras, fazendo que você consiga atingir o final do jogo com poucas tentativas.

No geral, meu veredito final do jogo é que vale muito a pena ter ele. Nota 8.5


Minha experiência na aquisição do jogo

O jogo teve uma boa divinação nas redes sociais. Entrou em pré venda e teve seu lançamento oficial na Retrocon. As pessoas poderiam comprar e retirar posteriormente na Retrocon, ou receber após o evento via correios.

Empolgado com a vibe do jogo, entrei em contato com o Instagram da LMS Retro para adquirir o mesmo na pré venda. Só depois de um dia recebi uma resposta com um número de WhatsApp para efetuar a compra.

Ao entrar em contato via WhatsApp, o mesmo aconteceu, o tempo das repostas eram longo além de serem secas (mas nunca faltando com respeito). O chato que entre o meu primeiro contato até eu receber o valor final da compra com as informações do necessárias para o pagamento, foram sete dias. Tudo isso para me informa o frete e a chave Pix de pagamento.

Quanto ao envio, não posso julgar se demorou muito ou não, pois seriam feitos na ordem de quem comprou primeiro. Quando chegou a minha vez, recebi o código de rastreio para acompanhar a entrega.

Ao receber, veio conforme o descrito mais acima, contudo estavam prometendo um chaveiro de brinde que não veio. A princípio o chaveiro era para quem adquirisse o jogo na Retrocon (embora não é uma informação que recebi oficialmente), mas vi pessoas de outros países que compraram o jogo na pré venda (como eu) e receberam o chaveiro.

Também mandei uma mensagem com foto confirmando o recebimento, mas nem se quer responderam, demostrando total falta de empatia no atendimento.


@playdennis2600 Gameplay do jpgo Noturno. Game brasileiro recém produzido para o Master System, inspirado no clássico Castlevania. . #noturno #catlevania #fyp #sega #mastersystem #segamastersystem #tectoy #videogame #retrogamer #retrogamerbrasil #retrogaming #playdennis #playdennis2600 ♬ som original - playdennis
Veja também:
NTSC vs PAL: Qual é o melhor? [REVIEW] Double Dragon - Neo-Geo
Neste artigo, vou desmistificar a superioridade do sistema NTSC tem em relação ao PAL no mundo retrogamer, mostrando as características e diferenças de cada um.



publicado em 22 de março de 2025
O clássico dos beat 'em up em uma versão bastante controvérsia. O que será desta versão de Double Dragon para o Neo-Geo? Confira nesse mini review postado originalmente no Instagram.



publicado em 06 de dezembro de 2021