[TOP 5] Jogos de nave bons e que não deveriam ser raros.
por playdennis2600 | Publicado em 23 de setembro de 2020
Nunca escondi que os Shmups (ou jogo de navinha) são os meus favoritos, e com passar do tempo eu pude conhecer coisas novas que nem sonharia conhecer na época que muitos desses foram lançados. Hoje em dia é fácil conhecer coisas novas (porém, lançadas tempos atrás) pela quantidade de informações e a facilidade de obter as ROMs do jogos. Contudo, ter um determinado jogo (original) acaba não sendo uma tarefa fácil, e quando finalmente é encontrado, acaba virando uma tarefa num tanto onerosa.

Os jogos listados abaixo são um bom exemplo disso: descobri ele tempos depois do seu anos de lançamento e todos são raros. Obviamente essa lista não tende classificar o mais raro ou o melhor deles, mas é uma forma de falar um pouco de cada jogo na qual eu gosto muito, mas lamento em não ser tão acessível como o jogo merecia ser.






R-Type III: The Third Lightning - Super Nintendo

Lançado em 1994 para o Super Nintendo, R-Type III conseguiu manter em grande estilo a qualidade da série. Enquanto seu antecessor exagerava na dificuldade, te obrigando a voltar a fase inteira quando morresse, R-Type III deixou sua dificuldade mais próxima do primeiro jogo da série. Além disso, o jogo trás novo Laser Unit que podem ser escolhido no inicio do jogo. Sem contar o belíssimos gráficos que sempre foi o ponto forte da série.




M.U.S.H.A. / Musha Aleste - Mega Drive

Em uma época que o Mega Drive estava cheio de jogos bons de navinha, veio o Musha que agradou, mas não se popularizou. O reconhecimento dele só veio bem mais tarde transformando em um jogo raro. Desenvolvido pela Compile, famosa por fazer excelentes shmups, conseguiram caprichar e produzir o meu jogo favorito de navinha do Mega Drive. O jogo tem ótimos gráficos, musicas excelentes, boa jogabilidade e uma dificuldade justa. Bem diferente dos jogos que eram desenvolvidos na época. Sem dúvida o jogo impressiona muito, ainda sabendo que ele só tem 4 Megas.




Power Strike II - Master System

Também desenvolvido pela Compile, este aqui consegue superar em muito suas primeira versão lançada para o mesmo console. No entanto, ele só foi lançado aqui no Brasil e na Europa apenas, facilitando em tornar esse item raro. O jogo sabe utilizar bem o potencial do Master System, tornando a jogatina bem agradável. Por ter sido lançado aqui no Brasil, muitos puderam conhecer ele na época de lançamento e, se conseguiram manter o cartucho guardado até hoje, tem uma boa raridade em mãos.




Summer Carnival '92: Recca - Famicom (NES)

Lançado apenas no Japão para o torneio Summer Carnival, Recca é considerado uma obra de arte na biblioteca do Nintendinho. O jogo consegue colocar o console em seu limite, abusando na quantidades de sprites simultâneos na tela além da velocidade absurda deles. Só de imaginar isso, dá para ter uma noção de como o jogo é difícil. Sim, é muito difícil. Sem duvida um dos mais difíceis do Famicom, tanto que o jogo se auto intitula como "Super Hard Shooting Game".




Blazing Star - Neo Geo

Falando de Neo Geo, praticamente quase tudo deste console não é tão acessível, infelizmente Blazing Star está no top dos jogos do Neo Geo difíceis de serem encontrados. Apesar do jogo possuir uma jogabilidade bem básica e simples, tudo é muito bem fluido no jogo (diferente de Pulstar) com gráficos excelentes, fazendo juízo a fama que o Neo Geo tem de tão poderoso. Talvez, o único defeito do jogo é o excesso de vezes que você vai escutar a palavra "bonus" sendo executada nesse jogo.

Veja também:
Encontro dos Amigos Retrogamers 5 [UNBOXING] Odyssey Philips
Veja como foi o quinto Encontro dos Amigos Retrogamers, realizado no dia 4 de outubro de 2025, em São Paulo.



publicado em 06 de outubro de 2025
Depois de muita procura (na busca do console perfeito para coleção) finalmente consegui um Odyssey Philips completo. Veja como foi esse tão sonhado unboxing.



publicado em 25 de outubro de 2025